Especialistas têm estimulado o uso de máscaras profissionais em situações de maior risco. (Foto: Rogério Florentino/OLHAR DIRETO

Da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país até hoje, quando enfrentamos o pior momento da pandemia, as máscaras passaram a fazer parte da rotina da população brasileira. A recomendação oficial do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) continua sendo a utilização de máscaras de pano para o dia a dia. Preocupados com o ritmo de crescimento descontrolado da curva de infecção e com o surgimento de variantes mais contagiosas, porém, especialistas têm estimulado o uso de máscaras profissionais em situações de maior risco, como no transporte público e em ambientes fechados.

No Brasil, a…


Em entrevista à Focando, Cristovão Luiz Gonçalves, coordenador do “Kizomba, Na Rota da Ancestralidade”, fala sobre o Mês da Consciência Negra e as atividades do projeto que resgata a história afrodescendente de Cuiabá

Foto: Arquivo Pessoal

O movimento negro já alcançou várias conquistas nos últimos anos, mas ainda há muito o que se fazer e se conquistar. É o que afirma o coordenador geral do “Kizomba, Na Rota da Ancestralidade” e Coordenador do Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) Cristovão Luiz Gonçalves, Idealizador do Movimento de Inteligência Negra (MIN) de Cuiabá e membro fundador da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário, conquista importante na luta pela ocupação do espaço das religiões de matriz africana da capital.

“Estamos engatinhando para algo que realmente seja sensato por aquilo que nós construímos dentro desse país. A…


Interessados devem ser profissionais da saúde

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está recrutando voluntários para os testes da vacina CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus em humanos. No Brasil, o ensaio clínico para testar a eficácia do imunizante é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Cuiabá é um dos 16 centros, espalhados por 7 estados brasileiros, participantes do ensaio multicêntrico.

Desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, a vacina é uma das 10 que no mundo todo se encontram na fase 3, penúltima antes da aprovação, e até…


Enquanto enfrentam sub-representativadade na política, indígenas do estado caminham rumo a ocupação de espaços de tomada de decisão

Postulante originários às eleições municipais ainda enfrentam sub-representatividade em Mato Grosso. Foto: Michael Esquer/AGÊNCIA FOCANDO

Por: Davi Vittorazzi, Michael Esquer

Com uma população de 42.538, Mato Grosso é o sexto estado com a maior concentração indígena do país, segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa realidade, a sub-representatividade dos povos originários de Mato Grosso nos espaços de poder chama a atenção quando observamos a participação de indígenas na política.

O número de candidatos autodeclarados indígenas do estado aumentou nas eleições municipais de 2020, em comparação com o pleito de 2016. No entanto, ainda não chega a um por cento do número total de candidaturas registradas em Mato Grosso. Os…


Preferência por ritmos intensos pode ter efeitos no nível de bem-estar

Imagem: PublicDomainPictures por Pixabay

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com outras instituições de ensino nacionais e internacionais, exploraram os efeitos indiretos da preferência por ritmos musicais intensos, como rock, heavy metal, punk, entre outros, na saúde mental, em pesquisa que acaba de ser publicada em revista internacional.

Muitas pesquisas já exploraram a relação entre a preferência por música intensa e saúde mental. No entanto, os resultados, até agora, não mostravam se essa preferência predizia direta ou indiretamente a saúde mental. …


Reportagem da Focando mostra um aumento contínuo do número de incêndios no estado desde 2018; população teme os impactos do avanço descontrolado das chamas e fala em crime ambiental

Mato Grosso registra pior cenário de queimadas da última década e efeitos são sentidos em todo o estado — Poconé, MT. Foto: Gustavo Basso/NATIONAL GEOGRAPHIC

De todos os estados do país, Mato Grosso é o que registrou o maior número de focos de incêndios em 2020. A região, que abriga os biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, foi a mais atingida pelos incêndios deste ano, alcançando também o número recorde de focos de calor dos últimos dez anos. As informações são resultado de um levantamento da Agência Focando, feito com base em dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Centro Vida (ICV).

Até setembro de 2020, Mato Grosso já havia registrado 39.918 focos de calor em todo o seu…


Com taxa de letalidade menor que a do Brasil, Colômbia já completa 4ª semana de quarentena

“Vocês não poderão mais sair do hotel. Quando quiserem comprar alguma coisa nos avisem, que nós vamos revezando as saídas.” Assim fui avisado pela gerente do hotel que estou hospedado em Bogotá, na manhã de um sábado, sobre a quarentena obrigatória que tinha acabado de ser decretada pelo governo colombiano. A medida foi anunciada no dia 21 de março e passou a entrar em vigor já no dia 23 de março. …


El experto en medios de comunicación, Álvaro Duque, compartió la percepción que tiene del ejercido de los medios de comunicación colombiano ante la pandemia del coronavirus.

FOTO: Gleb Garanich/REUTERS

Duque señaló que la situación ha sorprendido a todos los sectores de la sociedad y los medios de comunicación no han sido la excepción. “Han tenido que empezar a trabajar de manera remota, una dinámica que no estaba presente en los medios de comunicación, en esa medida, al ser algo que no había ocurrido y no estaba previsto, los medios han tenido que adaptarse e ir aprendiendo sobre la marcha”, afirmó.

Mencionó el hecho de que en ese nuevo contexto de adaptación, sumado a lo que él llama la crisis del modelo de negocio de los medios de comunicación, varios…


Con el avance del nuevo coronavirus en territorio colombiano, el Gobierno Nacional está tomando medidas para frenar los daños sanitarios, sociales y económicos que causa. En ese escenario, se decretó una restricción de movilidad a la población mayor de 70 años.

FOTO: Aged Care Royal Comission New

El Jefe de Estado señaló que la restricción a esta población es una providencia de precaución y tendrá el reto de disminuir su interacción social, una vez que son considerados los más vulnerables a la contaminación y complicaciones por el nuevo coronavirus.

“Son el sector de mayor riesgo frente a los ataques del coronavirus, así lo muestra las estadísticas mundiales. Nosotros buscamos que este sector esté protegido, pero necesita lo mejor de todo nosotros en nuestros hogares y en nuestros espacios. …


Coronavirus: “Las únicas salidas que uno puede hacer es por motivos de trabajo, por una emergencia y para ir hacer mercado”, dice periodista colombiana en Italia.

FOTO: Getty Images

LAUD 90.4 FM ESTÉREO entrevistó la ciudadana colombiana quien vive en Italia, país que desde el lunes se encuentra bajo estado de cuarentena.

La periodista colombiana, Astrid Sarria, es parte de la comunidad extranjera colombiana que ahora vive bajo la cuarentena en Italia, donde con 17.660 casos confirmados y 1.266 muertes, es el segundo país más afectado por el nuevo coronavirus, después de China.

Sarria dice creer que Italia inicialmente se ha equivocado a cerrar solamente los vuelos directos de China. “Al inicio cuando cerraron los vuelos de entrada y salida de China, sólo fueron los vuelos directos, no lo…

Michael Esquer

Bacharelando em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (sand. UDFJC/COL) “Quem não cuida de si que é terra, erra” 🏳️‍🌈

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store